Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novos públicos em Torres Vedras

Ir para baixo

Novos públicos em Torres Vedras Empty Novos públicos em Torres Vedras

Mensagem  José Menezes Dom Set 20, 2009 3:20 pm

Caro Rui Matoso
Antes de mais parabéns pelo seu trabalho de pensar a Cultura, de levantar questões, de tentar encontrar respostas, de partilhar as suas preocupações. Não é uma prática corrente, esta a de levantar a poeira da Cultura, especialmente no nosso meio torreense.
Venho juntar aos seus, um ou dois pontos sobre Cultura que (me) ressaltam evidentes de cada vez que assisto a um concerto, peça de teatro, ou visito uma exposição em Torres Vedras.
O primeiro ponto é o facto de, nos eventos de carácter cultural que têm lugar em Torres sempre se encontram as mesmas pessoas. Um punhado de “indefectíveis gauleses da Cultura” , bem hajam, mas sempre os mesmos. Conhecemo-los quase todos, são pessoas despertas, atentas ao que se passa em termos culturais e muitos dos espectáculos que ocorrem em Torres ficariam desertos se não fosse a presença constante desse pequeno mas fiel grupo de espectadores. Isto revela, de uma forma por demais evidente, a ausência de trabalho desenvolvido no sentido da criação de novos públicos para a Cultura em Torres Vedras. A meu ver, não tem havido por parte do principal programador cultural da cidade – a Autarquia – a devida preocupação com este ponto. Como todos sabemos, a criação de públicos é um trabalho de longo curso, com resultados apenas visíveis a longo prazo mas que, mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente, terá de ser feito. Qualquer política cultural terá de incluir como ponto fulcral, a criação de novos públicos, se quiser ter um mínimo de coerência e ser levada a sério... Vem isto a propósito do ciclo de Jazz que está de momento a ter lugar em Torres Vedras – Jazz em Setembro. Parabéns pela organização do evento. O Jazz faz falta em Torres Vedras. Mas... não seria possível tentar criar sinergias com outros públicos que não “os do costume” ? Que tal agendar (pelo menos) um dos concertos, para um horário em que o público mais jovem pudesse mais facilmente estar presente? Ou abrir o ensaio de som -que geralmente tem lugar ao fim da tarde e ao qual o público não tem acesso – a um público escolar que possa interagir com os músicos, falar com eles sobre o que se irá passar, á noite, nesse palco? Dessa forma cada concerto se transformaria em algo mais do que o que acontece no palco e poderia representar uma experiência determinante naqueles miúdos que assistiram e participaram num momento de intimidade e de partilha com os músicos. Talvez um ou dois daqueles miúdos percebesse que cada concerto é uma viagem e que ouvir música (Jazz ou outra) é, por momentos, partilhar a companhia dos mais incríveis personagens. Talvez se conquistasse um ou dois futuros apreciadores do género. Talvez, no futuro, o Cine-Teatro não estivesse tão vazio em alguns concertos. E talvez, no futuro víssemos mais caras novas nos eventos da Cultura torriense.
A Autarquia, “esqueceu-se” que, em anos anteriores, gastou dinheiro apoiando a parceria entre a Escola de Jazz de Torres Vedras e o agrupamento de escola de Torres Vedras no projecto “O Jazz vai á Escola” , projecto esse cujo objectivo era a criação e novos públicos para o Jazz. Estranhamente (ou não) quando, nos últimos dois anos a programação autarquica incluiu o ciclo “Jazz em Setembro” esquece os novos públicos que dizia querer atingir, objectivo com o qual foram gastos dinheiros públicos. A manifesta incoerência desta atitude deriva, a meu ver, da falta de uma visão global e integrada de Cultura.
As Autarquias, enquanto programadores culturais de referência têm a obrigação a articulação entre os eventos programados e os públicos estabelecidos como alvo. Não ter isso na primeira linha de preocupações é “quase” fazer. E “quase” fazer, é manifestamente curto.
Muitas outras interessantes questões sobre Cultura torriense poderiam e deveriam ser abordadas . Felicito-o pelas questões que se tem dado ao cuidado de levantar .
Melhores cumprimentos
José Menezes

José Menezes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos